Facebook
Instagram
Twitter

OPERAÇÃO BYAKUGAN

Publicado por Sinpef PA em

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje, dia 17 de junho de 2021, na cidade de Altamira, a Operação BYAKUGAN, a qual faz alusão a um desenho animado, com significado “olho branco que tudo vê”, dessa forma, o silogismo do nome faz referência à falsa sensação de anonimato das pessoas quando se conecta a internet.

O mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça Federal de Altamira/PA, visa identificar a pessoa responsável por armazenar e compartilhar conteúdo de pornografia infantil.

A partir das informações coletadas no cumprimento do mandado, as investigações continuam visando identificar os demais envolvidos na prática ilícita, conquanto, nessa ocasião ocorreu a prisão em flagrante de um dos investigado.

A ação tem por objetivo evitar que tais usuários partam da visualização de imagens para efetiva prática sexual com crianças e adolescentes. Outro destaque da ação é localizar arquivos digitais compartilhados na Deepweb e em outros espaços virtuais, palco de atividades ilegais, em que os criminosos se valem do falso anonimato para exibir, acessar e compartilhar imagens de abuso sexual infantil.

O crime em investigação tem previsão no Estatuto da Criança e do Adolescente, Art. 241-A e 241-B, com o somatório das penas, podendo alcançar o patamar de 10 anos de reclusão e multa, além do eventual delito de organização criminosa.

FONTE: Comunicação Social da Polícia Federal em Altamira/PA.
DATA: 17/06/2021.

Categorias: Notícias